terça-feira, 1 de março de 2016

Agregando o som às situações

Aula de Voz I  ( referente às aulas de 01 e 08 de Março de 2016)

Você já parou para perceber em como as crianças reagem às nossas ações?
Com birra, suas vozes saem arrastadas;
Com raiva, saem gritantes como se o mundo saísse por suas pequeninas bocas;
Com dengo falam carinhosamente, numa entonação quase angelical;
Assim, devo eu remeter- me à substituição, através da pureza da reação de uma criança, para conseguir deixar o som fluir em harmonia com a frase?
Às vezes parece que quanto mais buscamos, mais percebemos que a emoção está em simplesmente deixar o som seguir, sair em conjunto com nossa expressão de raiva ou de amor, de nojo ou ódio. É que quando reagimos a algo, sai tão naturalmente do inconsciente,... eu poderia andar um dia inteiro com um gravador ligado e então só assim conseguiria identificar várias vezes a fala externa...  Mas, para utiliza- la através da técnica, realmente percebo que ainda tenho muito a aprender,...

Quando te pedem silêncio



 
Você ainda fala, baixinho, como um susurro,...


Ação e Reação

Dessa vez, resolvi juntar duas aulas em uma para poder explicar melhor o processo de evolução da interpretação do texto para a fala externa. O nosso objetivo nas duas aulas era o de externalizar o som através de nossa reação a uma situação. Para isso, o melhor seria utilizar o método da substituição.  Porém, nesse processo de criação, vi que fiquei muito fixada ainda no texto da aula de corpo ( Essa propriedade está acabada), talvez porque até o momento, foi o que mais me impactou. Senti que meu entendimento sobre o pedido feito pela professora não estava certo, mas ainda assim o desenvolvi. Segue abaixo minha base para a primeira tentativa na sequência de sons.

1. Estou cantando e de repente alguém me chama (larala larala larala)
2. Me assustei! Pensei ter visto um vulto...
3. Um riso rápido de sarcasmo;
.
.
Não preciso nem continuar, como bons entendedores, podem ver que fugi totalmente do contexto. Quando apresentei, estava crente de que essa era a ideia. Mas assim que iniciei a narração, fui interrompida pela professora me dizendo que eu destruí todo o processo de sons que criara no momento em que passei a narrar. É que na verdade, o objetivo é  trazer esse som para si, torna- lo parte de mim. (R) mencionou a palavra "agregar" o verbo à frase. Como uma forma de ação e reação frente a um acontecimento.

Na segunda aula, fizemos duplas com nossos colegas, cuja ideia seria expor os sons e deixar a interpretação à critério deles. No meu caso, juntei- me a (T).
(T) não me mostrou ainda os sons que produziu, mas fez uma interpretação engraçada dos meus. Uma pena que eu provavelmente não conseguirei filma- la interpretando- os. Caso eu consiga, postarei o vídeo para que tenham uma noção melhor.
Segue abaixo o vídeo  dos sons que emiti:



Obs: Tentarei colocar hoje a interpretação dos mesmos, só não o fiz juntamente ao vídeo porque segui a instrução da professora (R), que disse ser muito mais fácil para outra pessoa conseguir interpretar os sons que geramos.

Att.: Sami Cassiano




Nenhum comentário:

Postar um comentário