segunda-feira, 30 de maio de 2016

Túnel do Tempo

Aula de Corpo I

Vila Velha- ES em 30 de Maio de 2016

Falta pouco para a abertura de processos e cada passo, cada movimento traz consigo cortes da passagens frente os prazeres da vida ou os desastres pelos quais tivemos de lidar. O treinamento energético foi diferente, dessa vez fomos reluzidos pelas luzes das lanternas. As palavras escritas com pincel no carpa de cada um nos remetia a fala interna que surgiria no decorrer da declamação de cada poema. Começamos os movimentos com relaxando nosso corpo, aquecendo os pés, o quadril, jogando toda a energia negativa fora, os poemas iniciam- se gerando uma vibração latente. É impossível não ceder ao que nos preenche por completo. 
O surdo me remete a imagem do túnel que que se aproxima, esse túnel é capaz de me levar para vários momentos de minha ainda curta experiência de vida. 

O mundo de Tim Burtom- Analogia aos cortes e métodos de substituição.

Furo o ar chamando o ônibus, pulando na piscina, desenhando meu mundo colorido e por vezes animado ao Estilo Tim Burton. Deslizo para longe dos braços de minha mãe querendo encontrar e trilhar meu próprio caminho, enquanto corro as pessoas aparecem em minha frente impedindo- me de voar livremente, não sou como um pássaro, estou presa aos meus próprios medos. Pessoas chocam- se contra meu corpo. 

Luta entre povos- analogia na Pesquisa pessoal com o método
de ação e reação. Imagem: Alexandre O Grande.

Por vezes consigo me desprender e as vezes brigo para sobreviver. As palavras declamadas pelos sábios percorrem meus pulsos. Tento me encontrar em cada ambiente, com PH vivi momentos da dança e minha caminhada para não deixa-la esvaziar-se em minhas veias. 

Analogia ao campo de visão- Step Up 4

Brenda nos levava consigo em sua jornada, estávamos como num campo de batalha. Thiago mostrava nossa insubordinação frente a algo poderoso. Mas reagíamos com força diante de cada palavra.

Step Up 4 - não queremos nos submeter

 Matheus ajudou- me a escapar. E, quando chegou em mim,... queria que meu grito ecoasse, queria apenas me libertar. 
Cada situação descrita acima foi referente aos cortes que surgiam de acordo com os poemas e movimentos no campo de visão. 

Antes do início da aula costumo me concentrar para capturar as imagens que foram tidas como exemplo para nossa fala interna. Assim, no decorrer do tempo vou criando minhas próprias pesquisas relacionadas às imagens. Assim também trabalham Meyerhold, Barba, Arruda, Rubens Corrêa, entre outros pesquisadores. 
Bogart menciona que a arte nos serve melhor precisamente no momento em que ela consegue mudar nossa percepção do que é possível, quando sabemos mais do que sabíamos antes, quando sentimos que encontramos- por algum tipo de salto- a verdade. Isso, pela lógica da arte, sempre vale o esforço.
( A Preparação do Diretor. p. 123)

Referências

BOGART, Anne. A Preparação do Diretor. Ed. São Paulo, 2011.
Aulas teóricas com experimentação da imagem como captura de memórias que geram a fala interna.

Att.: Sami Cassiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário