terça-feira, 17 de maio de 2016

Joga Fora no Lixo

Aula de Voz I

Vila Velha- ES em 17 de Maio de 2016

Tenho andado um pouco exausta recentemente. Creio que seja a vida conturbada, receio pelo que representa essa crise em nosso país, gerando um grande crescimento na percentagem de desemprego. Trazendo em mim a reflexão de que eu faço parte desse índice de produtos descartáveis. Estamos num ponto em que mesmo encontrar respostas torna- se quase impossível. Hoje tivemos ensaio na casa de Vitor, referente à gravação do Reality, e como também tínhamos de comparecer à aula de Rejane, tivemos de ir caracterizados pois depois retornaríamos para continuar a filmagem. Esquecendo um pouco os stress que tivemos durante as filmagens, o mais interessante foi o processo de continuar no personagem fora do estúdio. Confesso que a princípio fiquei muito nervosa de sair no personagem de Tom Cavalcante- Pit Bicha, então para que eu conseguisse sobreviver à essa situação, resolvi criar minha regras de jogo sendo o Pit Bicha.

Inês Eztomazil e Pit Bicha

1- Na frente de Homens falar frases exuberantes como- Meus Deus eu só devo estar no céu, nunca vi tanto homem bonito! Quem homem lindo, que tal vir caminhar comigo? Meu Deus estou ficando nervoso, nunca vi tanto homem bonito! 
Usei palavras que enaltecessem os homens como- H maiúsculo, M de Macho, sente meu latido- AU AU
2- Na frente das mulheres falava- Minha nossa! Nunca vi tanta baranga!, sai de perto Satanás!, Não toca em mim! Eu desejo que você morra! Morra!




Também me arrepiava de nojo. Quanto mais vergonha eu senti mais alto eu falava e mais atenção eu chamava. Lembro que João ficou todo sem graça porque todos ficavam olhando e rindo. Logo na entrada encontramos um professor da turma de direito. E ele veio me cumprimentar chamando- me pelo meu personagem, aí fiquei em graça e falei- senhor, que homem, não toca em mim que eu gamo! Aí ele quase morre de rir e conversou durante parte do trajeto com todos os componentes do grupo. Todos ficaram falando que não saí do personagem, mas o que acontece é que eu precisei fazer isso porque a adrenalina foi gostosa, excitante. Acredito que escolher alguém como o pit bicha tornou possível em mim essa vontade de querer mais, aflorou algo em mim que não sei explicar, mas sei que está sendo bom. Antes eu seria a Sabrina do BBB- Big Brother Brasil, mas depois de muito pensar achei melhor não me estereotipar mais do que já sou naturalmente, não nego as origens diversificadas de minha família, eu adoro isso, sou como uma Sangue Ruim do Harry Potter, olho de um, tamanho de outro, cor de outro e isso fez de mim essa pessoa com quem aprendo a cada dia coisas novas, inclusive aceitação de que não há como mudar e sim lidar com minha genética. Eu admiro a cultura do japão e da coreia do sul, mas se eu apenas ficar sempre em algo assim, como poderei abrir espaço para o novo? Bem, você conhece o Andy Serkis? Se não, eu creio que falando um personagem dele com toda certeza você saberá, ele fez o nosso admirável vilão Gollum na Trilogia "The Lord of the Rings" (O Senhor do Aneis), e o Wagner Moura? o nosso famoso capitão Nascimento. Eu sou fascinada por vários atores e atrizes e se fosse colocar o porque de minha admiração frente a cada um, poderia escrever um livro. Mas escolhi essas duas pessoas em especial porque aonde quer que estejam eu sinto sua atuação tão bela a ponto de criar nojo do personagem ou criar um fascínio eterno. O Andy Serkis é para mim como um pai por quem anseio encontrar durante minha busca, mesmo que ele esteja velinho. 

Andy Serkis
O Andy possui muitos papeis de personagens feitos por computação gráfica, o que lhe permite a capacidade de agir como um camaleão em seus filmes. Apenas veja, por favor:


A cena acima é de Gollum em "O Senhor dos Aneis" e foi feita com o mapeamento do corpo através da Weta Digital. Esse mapeamento utilizando as luzes em LED podem capturar mínimos detalhes da expressão do ator, o que torna praticamente perfeita a imagem gráfica do personagem. Além de Smeagol ou Gollum, como é chamada a criatura, Andy também fez personagens como King Kong sendo o próprio King Kong e o Cozinheiro do Navio, de Peter Jackson, César em Planeta dos Macacos- A Origem e Planeta dos macacos- O Confronto, entre outros, como As Aventuras de Tim Tim e De repente 30.
Wagner Moura é um ator incrível e mais um camaleão, além de ser ator, é diretor e músico. Protagonizou filmes como Tropa de Elite, VIPs,  O Homem do Futuro e participou em peças como "Dilúvio em Tempos de Seca", "Hamlet" de Williams Shakespeare e estreou sua carreira internacional no filme Elysiun, com Matt Damone, Jodie Foster e Alice Braga. 

Wagner Moura




O trailer acima, é referente ao filme VIPs, em que é perceptível as metamorfoses do próprio personagem interpretado pelo mesmo. 
O que me fascina em pessoas como Wagner e Andy é exatamente esse camaleão existente em ambas as partes, no caso de Wagner a mudança ocorre constantemente, enquanto que em Andy, vimos praticamente para além da mudança de estado natural, praticamente uma metamorfose. Recentemente comecei a ler o artigo de Jan Fabre para uma apresentação referente à história do Teatro e achei muto interessante seu estudo em cima da metamorfose, a transformação à olhos nus. Vejo a metamorfose como parte essencial no trabalho do ator porque durante estudos filosóficos e antropológicos uma pequena concepção que vem surgindo é a de que tentamos fugir de nosso lado animal, mas ele vive em nós, alí, sempre à espreita pronto para ser utilizado. E então penso,por que não utiliza- lo? Acredito que parte dessa ideologia venha também nos estudos do mesmo. Mas pretendo aprofundar- me para poder gerar mais propostas e discussões. 
Além desse acontecimento referente aos nossos personagens, durante essa aula repetimos o processo de descrição do momento pelo qual passamos, o que ajuda a gerar uma fala interna para a leitura do texto. Dessa vez eu não fui para a frente ler, mas enfatizo a leitura da poesia de Thais, que fez uma mistura muito interessante de algumas músicas e acrescentou uma fala interna magnífica. Sua poesia se chama Joga fora no lixo. Eu confesso que fiquei admirada com a potência de sua voz ao recitá- la. Creio que ninguém esperava por isso.

Camburizinha (Thais Furtado)


Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Wagner_Moura
https://pt.wikipedia.org/wiki/Andy_Serkis
https://youtu.be/G9HWSuptvNc

Att.: Sami Cassiano



Nenhum comentário:

Postar um comentário